quarta-feira, 4 de abril de 2012

As margem do Ribeirão Vermelho


                            ESPERANDO




Lá pelos anos mil novecentos e cinquenta a cinqüenta e oito, migraram para o Ribeirão Vermelho, inúmeras famílias vindas das Minas Gerais, principalmente da região de Perdões e cidades circunvizinhas.
Entre outros vieram o Trajano , o Teinha, o Tonho Ferreira, o Bituruna, o Tião Messias, Benfica o Locrácio, o Danilo, o Ferminão, o Gustavo, o Valeriano, o Geraldo Serrador, o Tonho Zerica, o Zé Horácio, o Zé Domingues, o Zequinha, o  Noca, o Bastião Aia, o Zé Venerando, o Tião da Maura, o Alcidão e suas respectivas famílias com numerosos filhos.
Veio também o Zico Mineiro, trazendo a esposa dona Maria e seus filhos.
Como estavam acostumados em uma cidade mais movimentada que a pacata Ribeirão Vermelho, as mães ralhavam com as crianças quando estas estavam brincando nas ruas, onde raramente passava alguma condução, pois na época só havia na cidade três automóveis, cujos donos eram o Nelson do Doca, o Ramos, um fazendeiro de café e o Aparecido Lúcio que foi o primeiro prefeito da cidade.
Haviam também três caminhões, um do João Paulino, outro do Fabrício, e outro do Atílio Coluço, mas mesmo assim as recém chegadas mães, não deixavam seus filhos brincarem nas quase desertas ruas.
Um belo dia, a dona Maria chamou um de seus filhos. “Landinho, venha cá”.
__O que mãe? O que a senhora quer?
__Vá lá na padaria do Sô candim. (Como era chamado pelos mineiros o Chico Candinho) e compre umas roscas que a Carula faz, mas, cuidado pra atravessar a rua, viu, espere o tomove passar, depois você atravesse viu?
__”Ta bom mãe ta bom” e lá se foi o saltitante menino.
Passou um bom tempo e o menino não voltava. Preocupada com a demora do filho , a dona Maria foi procurá-lo. Quando virou a esquina ela viu o menino sentadinho na sarjeta e perguntou.
__O que  o ce tá fazendo aí? Landinho, porque ocê tá demorando, filho?
__Ô mãe, “ respondeu o menino: “ A Senhora não falo qui era pra espera o tomove passa pra daí eu atravessá a rua? Pois até agora nenhum carro passo”.
__ É meu fio , você vai ser um home muito inteligente, si Deus quizé!





Um comentário:

  1. Eu sai de Riversul,há quase 40 anos, mas tenho muita saudades,da cidade e dos meus, familiares que ja partirâo. não sei se vc cnhese ,o rio do
    tio chico? onde brinquei muito.

    ResponderExcluir