sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

As mergem do Rib. Vermelho com J. M. da Silva

                            MENINO ESPERTO


Pelas duas horas da tarde , o Raul chegou em casa, sentou-se no banco na cozinha, limpou o suor do rosto e, com voz embargada exclamou:
__Pois é veia, vou te que vender um dos cavalo da pareia, pra paga o banco, pois não consegui receber o dinheiro da venda dos porcos, o açougueiro pediu mais quinze dias de prazo.
__E veio, mas si vende os cavalo os guri vai achá ruim, pois eles vão te que anda a pé.
__Mais faze o que? Muié, amanhã , bem cedo o Bastião Correia vem vê os animais.
Tomara que os guri não atrapalha o negócio.
No outro dia, lá pelas oito horas, chegou o Sebastião,  montado na sua mula ruana e foi logo cumprimentando.
__Dia, Raur, eu vim vê os cavalo, mas eu só posso compra um, tá bão?
__”O ce que sabe, o seu borso é meu guia”, respondeu o Raul.
Quando eles estavam olhando os animais, chegou o Nego, um dos filhos do Raul e logo foi choramingando:
Oia pai, si o sinhor vende o cavalo branco eu si mato, venda o cavalo preto qui é veiaco, aisco pra pega, ruim pra serviço, coicero e pioiento, num venda o branquinho, si não eu si apincho no riu e num vorto nunca mais.
O Raul, olhou espantado para o filho pois todos os defeitos que ele atribuía ao cavalo preto era o branquinho que possuía e ficou pensando “será que o menino tá maluco”.
O Sebastião Correia, ouvindo aquilo logo se decidiu: “Oia Raur, eu compro, mas só se for o cavalo branco, pago mais e a vista por ele”.
Fecharam o negócio, foi feito o pagamento e lá se foi o branquinho atrelado à mula do Sebastião Correia.
Passados alguns dias, apareceu de volta o Sebastião, todo esfolado, com o braço enfaixado, mancando e puxando o cavalo branco.
Quando o Raul viu quem chegava, foi logo falando.
__”Eu não desmancho negócio, e não aceito devorvê animar qui eu vendi”.
__”Eu também não desmancho negócio qui eu fiz, sô homem de palavra”, retrucou o Sebastião.”Eu só vim aqui, pedi pro ce mi imprestá esse caipora desse guri, pra mi ajudá a vende esse mardito cavalo bardoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário